José Pereira Herdeiro

Natural de Válega, Ovar. Licenciado em Direito, pós-graduado em Ciências Políticas e Internacionais pela Universidade de Lisboa, inscrito na Ordem dos Advogados de Portugal e na Ordem dos Advogados do Brasil. Empresário, com actividade em Portugal e Brasil. Trabalhou na empresa “Oliveira Lopes”, onde chegou a sócio, fundada no séc. XIX pelos seus antepassados Oliveira Lopes, co-fundador da empresa “Oliveira Lopes Imóveis”, no Rio de Janeiro; entre outras instituições é membro, no Rio de Janeiro, do Clube Regatas Vasco da Gama, da Sociedade Brasileira de Geografia, da Casa do Minho, Real Sociedade Ginástico Clube Português, Real Gabinete Português de Leitura; integra a administração do “Projecto Candelária”, e da Irmandade S. S. Candelária, que promove a realização de concertos de música clássica e erudita na Igreja da Candelária, com orquestras sinfónicas de todo o mundo. Conselheiro da Federação das Associações Portuguesas e Luso-Brasileiras, no Rio de Janeiro, que criou em 2008 o projecto “O Infante”, que tem como um dos objectivos fomentar o intercâmbio com jovens de Portugal e das Comunidades Portuguesas espalhadas pelos cinco continentes. Benemérito de inúmeras instituições, particulares e estatais, filantrôpo, tem patrocinado edições, tais como as obras literárias da Casa Amorim de Carvalho, e a manutenção de acervos e espólios museológicos. Mentor e patrocinador do Museu Escolar Oliveira Lopes, Ovar. Presidente do Rotary Club de Matosinhos. Tem, nos últimos anos, desenvolvido uma intensa investigação – e compilação bibliográfica – sobre a história comum de Portugal e Brasil.
A Direcção da ADCLP vem anúnciar o falecimento do seu fundador, José Pereira Herdeiro, de forma inesperada e repentina, no dia 17 de janeiro de 2014.
A memória do seu fundador será o alento para o desenvolvimento da associação e da missão que cativou os seus instituidores.

João Borges